Muitas pessoas se perguntam se o arquivo enviado deve ser aberto ou fechado. Antes de tudo, devemos definir o que é um formato de arquivo aberto e o que é um formato de arquivo fechado. Confira:
Arquivo aberto: são arquivos que possuem em sua nomenclatura a extensão do programa pelo qual ele foi originado. São arquivos com o formato CDR, PM, INDD, QXD, AI, FH, etc. Permitem a inserção de informações diversas que propiciarão diversos tipos de impressões.
Arquivo fechado: são arquivos que possuem as informações fixas de fontes e imagens do material a ser produzido (por exemplo, o PDF, JPEG, TIFF etc…), não permitindo a inserção de novas informações, mantendo, assim, a formatação do arquivo que será impresso com a configuração adequada.
Dito isto, podemos então concluir a importância de se fechar o arquivo antes de mandá-lo para impressão, para que ele mantenha a qualidade, cores, estrutura correta e possa ser lido por diversos softwares de impressão, evitando que ocorram erros e desconfigurações, por exemplo.
Defina seu tipo de impressão
Para fechar o arquivo de impressão é preciso verificar qual o tipo de impressão você fará. Confira os tipos:
Impressão digital
A impressão digital é o método mais utilizado para a impressão de materiais para médias e baixas tiragens. É também o método indicado para produtos com dados variáveis, ou múltiplas páginas com poucas cópias.
Impressão offset
Já na impressão offset, as altas tiragens possuem um preço mais competitivo. Ideal para um número elevado de impressos, apesar de ter um tempo de produção, às vezes, mais elevado do que a impressão digital, devido ao tempo necessário para gravação de chapas e acerto de máquina.
Em nosso próximo post, vamos explicar o fechamento de arquivo em um software específico. Confira!
Não deixe de acompanhar nosso blog e acessar o nosso site. Temos uma equipe de atendimento para esclarecer suas dúvidas.